Como imprimir o Speakbook – ou como fazê-lo você mesmo.
O Speakbook está protegido com direitos legais de propriedade intelectual por parte do autor, no entanto, qualquer pessoa está autorizada a produzir cópias para uso pessoal, sem qualquer custo. A reprodução ou distribuição do Speakbook por qualquer razão profissional ou comercial não é permitida sem autorização escrita prévia – incluindo o uso em ou por hospitais, ou por qualquer profissional de saúde. Isto não significa que não lhe será dada a autorização, apenas gostaríamos de falar consigo primeiro, para que assine uma licença comercial e possivelmente, dependendo das circunstâncias, cobrar uma pequena taxa para ajudar a apoiar o nosso trabalho. Contacte [email protected] e diga-nos o que tem em mente.
As dimensões dos PDF’s do Speakbook são ajustáveis. Isto significa que, apesar de as dimensões nominais estarem definidas para um documento A4, pode ser impresso em qualquer tamanho. Tenciona utilizar o Speakbook com muita frequência? Ou apenas em emergências? Se for o segundo caso, talvez prefira imprimir num formato mais pequeno pela conveniência de transporte. A diferença no uso de uma versão mais pequena do Speakbook é que o seu parceiro de comunicação terá de se sentar mais próximo de si, e ambos terão de se sentir confortáveis em ler texto que estará consideravelmente mais perto dos vossos olhos. Nós testamos o Speakbook em tamanho A5, assim como tamanho “carta” (aproximadamente tamanho A4), definido pela American National Standards Institute – e ambos foram aprovados nos testes realizados pelos nossos participantes. No entanto, antes de imprimir a versão A6 do Speakbook completa, recomendamos que imprima a página de teste (páginas 24 e 25 do PDF) primeiro, faça o recorte, e teste com o seu parceiro de comunicação antes de imprimir o livro.
Se optar por uma cópia do Speakbook impressa numa papelaria, ou gráfica, use o seguinte texto para obter cotações. Lembre-se de que nem todos os estabelecimentos dispõem de encadernação de argolas, pelo que será útil certificar-se de que irá requisitar cotações nos locais certos. (Encadernar com argolas é importante, pois é o método que permite abrir o livro completamente sobre si mesmo.)
Exmo.(a) Senhor(a)
Gostaria de requisitar uma cotação para impressão de uma cópia do PDF anexado, em tamanho A4. Deve ser impresso a frente e verso – a página 1 do PDF é a parte de fora da capa da frente, a página 2 é a parte de dentro dessa capa, etc. Terá de ser impresso num papel rígido, com uma superfície laminada e polida (para que permita aos utilizadores deste livro escrever, usando uma caneta de feltro não-permanente, e apagar). Terá ainda de ser encadernado com argolas ao longo da margem esquerda, para que possa abrir 360 graus. Eu irei tratar de fazer os recortes centrais e das abas.
Assim que obtiver a sua cópia terá de fazer os recortes assinalados, para a abertura central e abas, usando tesouras e/ou um estilete (X-ato).
Tem várias opções aqui, dependendo da tecnologia e ferramentas a que tem acesso.
Se tiver uma impressora, imprima em papel rígido (papel de impressão standard pode servir o efeito, especialmente se pretende laminar, no entanto, o papel rígido irá proporcionar maior facilidade no uso do livro). Imprima o livro em ambas as páginas da folha, a página 1 do PDF é a parte de fora da capa da frente, a página 2 é a parte de dentro dessa capa, etc. A maioria das impressoras permitem-lhe fazer isso, normalmente chamada impressão frente e verso. As impressoras tradicionais imprimem um lado da folha, e depois terá de introduzir o papel novamente na impressora para que possa imprimir o outro lado. Se necessário, recorra aos ficheiros de ajuda da sua impressora. Se não conseguir imprimir frente e verso, não se preocupe – imprima em folhas separadas e cole as costas de cada folha que forma o par. Se não tiver impressora, o Speakbook pode também ser facilmente copiado à mão.
Laminar o Speakbook significa que poderá facilmente alterar as palavras e frases que escreve – consoante as suas necessidades mudam. Pode escrever na superfície laminada com uma caneta de feltro não-permanente e apagar com um pano húmido. Em zonas de muito uso, como as abas, talvez prefira usar uma caneta permanente. Depois de laminar, terá de fazer os recortes. Se não tiver acesso a uma plastificadora, escreva as suas frases a lápis, para que possa apagar facilmente.
Faça os recortes centrais e das abas usando umas tesouras ou um estilete (X-ato).
A encadernação com uso de argolas é a ideal para o Speakbook. Este tipo de encadernação permite manter as páginas sempre juntas e os furos para as argolas alinhados. Permite fazer com que o livro abra a 360 graus, o que é importante. Uma vez que é pouco provável que tenha as ferramentas necessárias para fazer uma encadernação com argolas em casa, vamos explorar outras opções. Talvez o melhor método seja fazer furos ao longo da margem esquerda do livro e usar cordão, ou algo semelhante. Argolas de chaveiro pequenas são ainda melhores (disponíveis numa loja de duplicação de chaves). Furos perto dos cantos e no meio da margem da folha mantêm o alinhamento.
Se tiver alguma questão em relação a fazer o seu Speakbook envie um email para [email protected]
acecent.re/speakbook